31 julho, 2010

Fotos do Acampamento de 17 e 18 de Junho

Enquanto alguns correm do mau tempo...
Chuva, vento, frio e umidade, prejuízo para as outras Seções, mas oportunidades de boas atividades para a nossa Tropa.

A noite escura proporcionou bons jogos noturnos, a lenha molhada um excelente adestramento de fogueiras e a lama e o barro muitos jogos entre as patrulhas. O Acampamento também ficará lembrado pela construção da Torre com abrigo natural, onde dormiram os escoteiros William e Pablo. E pelas Promessas dos escoteiros Gabriel e Leonardo. 

Vejam as fotos, daquilo que era para ser o Acampamento Junino de Grupo, mas acabou tornando-se o Acampamento de Tropa, o Acampamento da Lama.


































(Têm mais fotos desta ou de outras atividades? Então mande para o e-mail da Tropa para publicamos aqui no blog. Nosso e-mail é: tropamasculina1@gmail.com)

12 julho, 2010

TROPA 1 - As seções do G.E. Imigrante 151°/RS - Parte 1

Cada seção do G.E. Imigrante é cercada de história, mitos, conquistas e tradições. A maior parte dessa mística é revelada apenas aos integrantes de suas seções quando se encontram preparados para receber e guardar a verdade. Procuraremos contar como essas seções funcionam e revelar parte de sua história, sem invadir território alheio. Começaremos contando sobre a nossa própria Tropa...


TROPA 1

A Tropa 1 é a Tropa Masculina do Ramo Escoteiro do Imigrante. É o ramo em que ficam os jovens de 11 a 14 anos de idade do sexo masculino. Nossa Tropa é a seção mais antiga do Grupo Escoteiro Imigrante, o berço de seu nascimento e seu crescimento passou por ela, contando atualmente com 30 anos de boas atividades ininterruptas.
Carregamos o nome de Tropa 1, porque historicamente nosso Grupo já esteve com três Tropas do Ramo Escoteiro, a Tropa 1, a Tropa 2 e a Tropa 3. Época da qual nosso Grupo era o maior e mais conhecido do estado do RS contando com mais de 350 inscritos entre jovens e adultos. Apesar de diversos tropeços como, discussões internas, abertura de outros grupos e o desabamento de nossa sede, que levaram a desistência de muitos integrantes e o fechamento de algumas seções escoteiras, a Tropa 1 sempre se manteve, como uma seção forte, considerada uma das melhores Tropas escoteiras de Caxias do Sul.
 Nossa Tropa é autônoma e independente para fazer sua própria programação, como por exemplo, seus próprios jogos, seus próprios projetos, seus próprios adestramentos e seus próprios acampamentos. Nosso programa é educativo e as nossas etapas são progressivas, visando aumentar os conhecimentos e aumentar a autoconfiança dos jovens. Na Tropa 1 aprendemos a conviver em equipe, o sistema de patrulha, o respeito à natureza e os valores necessários para tornarmos bons cidadãos.

A Tropa 1 é atualmente dividida em 2 Patrulhas, sendo elas Falcão e Touro, que são equipes permanentes de 5 a 8 jovens, lideradas por um de seus integrantes ao que chamamos de Monitor.
Cada Patrulha tem suas próprias atividades, suas responsabilidades, sua personalidade e sua história. Os membros da patrulha não são meros integrantes, são todos colaboradores para o bom funcionamento da equipe. Cada patrulha possui seu próprio material, do qual são responsáveis e entre esse material estão desde barracas e ferramentas de corte e de sapa, até seu bastão e sua bandeirola.
O monitor é responsável pela administração, disciplina, treinamento, atividades e boa apresentação de sua patrulha, ajudado pelo submonitor. Em alguns Grupos esses dois jovens são escolhidos pela chefia após passar por uma Corte de Honra, mas na Tropa 1 ele é eleito no Conselho de Patrulha conforme o Escotismo para Rapazes, de B-P.

Escotistas da Seção: Manoel Mello (Chefe de Tropa)
                              Cecília Peruch (Assistente)
                              Rodrigo Hollenbach (Assistente)
  

GRITO DA TROPA 1:
Com força, coragem
E garra pra valer.
Com astúcia e lealdade,
Nada temos a temer.
Tropa 1, Tropa 1.
Grupo Imigrante.

GRITO DA PATRULHA FALCÃO:
Dia ou noite,
Inverno ou verão,
Estamos sempre alerta
Pra cumprir nossa missão.
Patrulha Falcão.

GRITO DA PATRULHA TOURO:
Mais forte que um touro,
Mais rápido que o vento.
Nada nos pára,
A não ser em pensamento.


Fotos Tropa 1:

Visita da Tropa Escoteira 1 no acampamento de 7 dias dos Seniores
- Início da década de 80

Tropa 1 formada por patrulhas ao lado dos Sêniores e Guias - 2004

Tropa 1 em Acampamento Ambiental - Vila Oliva - 2007

10 julho, 2010

Grito da Tropa 1 - BOIA 03/07/2010

Nosso grito expressa nossos valores, nosso orgulho e nossa união!!

COM FORÇA, CORAGEM
E GARRA PRA VALER.
COM ASTÚCIA E LEALDADE
NADA TEMOS A TEMER.
TROPA 1, TROPA 1.
GRUPO IMIGRANTE.


Cruzeiro do Sul

Vamos reconhecer as constelações, e assim a Tropa 1, como os antigos navegantes, poderão utilizar as estrelas como meio de orientação. Escoteiros do hemisfério sul utilizam como principal referência de orientação o Cruzeiro do Sul, que é um grupo de estrelas dispostas em forma de cruz.

Prolongando imaginariamente o eixo maior da cruz quatro vezes o seu tamanho, obterás o Pólo Sul Celeste. Após, trace uma reta vertical até o horizonte, determinando aproximadamente a direção sul. Veja na figura abaixo:



Obs: Não confundir o Cruzeiro do Sul com a “Falsa Cruz”, que não aponta para o sul. Suas estrelas têm menos brilho que as do Cruzeiro e são mais distanciadas entre si. O Falso Cruzeiro tem uma estrela bem no centro, quando no Cruzeiro do Sul a 5a. estrela é excêntrica.

Com o tempo e com a prática, os bons escoteiros aprendem a distinguir a verdadeira constelação da falsa. Até lá, para se ter certeza de que estejas vendo o Cruzeiro do Sul, deverás procurar duas estrelas denominadas Alfa e Beta da Constelação do Centauro, que são as mais brilhantes e próximas ao Cruzeiro.
Estime um ponto médio entre as estrelas Alfa e Beta do Centauro. Desse ponto médio trace uma reta perpendicular e prolongue-a até interceptar a prolongação imaginária do Cruzeiro do Sul. Na intersecção de ambas retas é que está localizado (bem próximo, mas não é exato) o Pólo Sul Celeste. Essa é uma das formas de ter certeza que seu rumo está correto. (Se ficou confuso, releia observando a figura abaixo...)



03 julho, 2010

1° Adestro Monitores Tropa 1


Monitores e submonitores participaram do Bivaque/Curso que tinha como objetivo dar melhor formação e adestramentos especiais para os monitores de Patrulha. O sucesso do 1° Adestro abre as portas e nos dá novas expectativas para outras atividades do mesmo tipo.

Conteúdo Programático:
- Valores, Lei Escoteira e Promessa.
- Orientação por bússola e Percurso de Gilwell.
- Leitura de mapas, Cartas Topográficas, Rosa-dos-ventos e Escalas.
- Medidas pessoais, palmo, passo e passo duplo.
- Sistema de patrulhas, Corte de Honra, Conselho de Patrulha e Assembléia de Tropa.
- Funções do monitor e como liderar a patrulha.
- Cerimoniais escoteiros.
- Sinais Manuais para Formatura, Apitos e Vozes de Comando.
- POR.
- Cigarro, Bebidas Alcoólicas e Drogas ilícitas.
- História do Escotismo no Brasil e da UEB.
- Sistema de Progressão, Distintivos Especiais, Projetos e Insígnias.

Fotos da Atividade de Orientação:










Parabéns líderes de patrulha, vocês trilham caminhos de sucesso para a nossa Tropa 1. Sempre Alerta!