21 fevereiro, 2011

22 de Fevereiro, Dia do Fundador - Use o seu lenço na Escola, na Rua...

Essa é a maior campanha que a UEB-RS já fez em homenagem a Baden Powell. No dia de seu nascimento, dia 22 de fevereiro, todos os Escoteiros gaúchos estão convidados a comemorar o aniversário do nosso Chefe Escoteiro Mundial, usando o lenço do Grupo Escoteiro no trabalho, escola, rua, shopping e por onde for. Quem for mais tímido, pode usar a camiseta com motivo escoteiro, o importante é homenagear este grande homem que nos presenteou com o Escotismo. E tem mais, as fotos poderão ser publicadas no blog e no portal do site da UEB-RS.


Sempre Alerta pra Servir!
G. E. Imigrante - 151/RS

17 fevereiro, 2011

Retornando as Atividades

 
Pessoal, até que enfim!
Está chegando o dia do Grupo Escoteiro Imigrante retornar com as atividades. 
É neste sábado, dia 19 de fevereiro! Monitores, lembrem aos mais distraídos.
Acredito que todos já estejam cansados de ficar em casa jogando video-game, assistindo televisão, jogando futebol na rua, indo pra casa dos tios e avós, passeando, acordando tarde… Deve ser cansativo, né?
Então se preparem, pois a moleza termina essa semana.
Os chefes já se reuniram no planejando das atividades de 2011, e dou minha palavra de Escoteiro que serão super-hiper-mega-legais e divertidas.
Bom, que mais que eu posso dizer? Voltaremos.
Rodrigo Hollenbach.

16 fevereiro, 2011

Mas, o que é ser escoteiro?

Esta semana, dia 19 de fevereiro,  voltam as nossas atividades escoteiras. Todo escoteiro sente orgulho de fazer parte deste movimento, mas muitas vezes é incapaz  de explicar com clareza o que é ser escoteiro. Ao convidar um amigo a fazer parte da sua patrulha escoteira, ele vai perguntar: Mas, o que é ser escoteiro?
O Fundador do Escotismo, Robert Baden-Powell, chamado por nós escoteiros, de B-P, utilizou a palavra “escoteiro’’ por que na língua inglesa, ela significava explorador, montanhista, mateiro, guia, navegante, missionário, descobridor, pesquisador e todo aquele que “vai à frente “, para descobrir caminhos por onde poderiam seguir os demais.
              

No nosso caso, o escoteiro é também aquele que:

• Vive aventuras com amigos;

• Faz atividades divertidas;
• Explora, acampa, aprecia a vida ao ar livre;
• Investiga, aprende, cresce;
• Conhece pessoas diferentes e lugares distantes;
• Ajuda as pessoas;
• Aprende coisas diferentes;
• Deseja ser melhor a cada dia.
Além disto, participa de uma Fraternidade de mais de 28 milhões de jovens e adultos, garotos e garotas em todo o mundo; e, de um Movimento com mais de cem anos de história, pela qual já passaram mais de 500 milhões de pessoas. O maior movimento jovem do Mundo.
Ser escoteiro é isso tudo e muito mais! Contudo, acreditamos que acima de todas essas definições, ser escoteiro é comprometer-se a viver de acordo com a Promessa e a Lei Escoteira.
E como começou esse Movimento?
Em meados de junho de 1907, B-P enviou cartas a diversas famílias, pais de meninos de 11 e 12 anos de idade, velhos amigos do Exército, pais de membros da Companhia de Brigada de Rapazes (movimento juvenil já existente à época), jovens de escolas secundarias do Governo, empregados em fazendas ou filhos de operários convidando-os para uma atividade que se tornaria o primeiro Acampamento Escoteiro realizado.
Nessas cartas, ele dizia: ‘’Me proponho a realizar um acampamento com 20 garotos para aprender exploração, durante uma semana, nas férias de agosto’’. O local escolhido para o primeiro acampamento foi a Ilha de Brownsea, na Inglaterra.
E porque alguém acreditaria nas palavras de Baden-Powell? Bem, porque ele era o homem mais famoso da Grã-Bretanha. Ele ganhou a heróica batalha de Mafeking, tinha fama nacional e glória militar. Pelos jovens, era tido como um herói.
Alguns meses depois, em janeiro de 1908, B-P publicou os fascículos do “Escotismo para Rapazes”, vendido em tiragens quinzenais, e que se revelou um sucesso, com os jovens se organizando em patrulhas para realizar as atividades sugeridas. Em maio daquele ano B-P lançou uma edição completa, na forma de livro. "Escotismo para Rapazes" é o quarto livro mais vendido do Mundo, e é engraçado pensar que todo o Movimento Escoteiro nasceu, através deste livro.
A idéia original de B-P era que o escotismo seria útil para os movimentos juvenis já existentes. Mas quando o livro apareceu, os jovens queriam ser "Escoteiros", reunindo-se em Patrulhas e praticando escotismo por conta própria. Então B-P teve de correr atrás do livro, pelo sucesso do mesmo. Ou seja, o "Movimento" veio depois do "livro". Foi uma das poucas, se não a única vez que um livro deu origem a um movimento.
 

O Movimento Escoteiro se expande.
Em 1910 já existiam mais de 100 mil escoteiros no Reino Unido. A tradução do “Escotismo para Rapazes” para vários idiomas e as viagens de B-P ajudaram a difundir o Movimento
Escoteiro, que se transformou de uma iniciativa para jovens britânicos em um movimento mundial.
 
Além dos meninos o Escotismo atraiu a participação de meninas, que já em 1909 pediram a B-P que as aceitasse como “Girl Scouts”, e logo o Movimento abriu suas portas para elas.
Também as crianças mais novas queriam participar, e Baden-Powell criou o Ramo Lobinho. E daí em diante, até sua morte, o Fundador dedicou-se a organizar e ampliar o Escotismo em todo o Mundo.
 
No Brasil, o Movimento Escoteiro chega em 1910, por meio de um grupo de suboficiais da Marinha, lotados no navio ‘’Minas Gerais’’, que haviam tido contato com o Movimento Escoteiro, recém-criado por B-P, na Inglaterra, e ao retornar fundaram o ‘’Centro de Boys Scouts do Brasil”, no Rio de Janeiro.
Em 1914 foi fundada em São Paulo a ‘’Associação Brasileira de Escoteiros’’, e através da orientação dessa entidade se propagou o Movimento Escoteiro em todos os Estados do País. Outras associações foram fundadas na seqüência, até que, em 1924, as principais delas se reuniram e fundaram a UEB - União dos Escoteiros do Brasil, hoje reconhecida como a única organização escoteira em nosso país. Mas a história não termina ai, recentemente outras Associações Escoteiras independentes tem surgido, entre elas a AEBP e a FET, que crescem cada vez mais em disputa de espaço com a UEB, podemos estar vendo a história do Escotismo sendo reescrita.