28 junho, 2010

O traje e o uniforme escoteiro

O uniforme e o traje são nossas vestimentas. São elas que nos identificam em qualquer lugar do mundo. No Brasil, temos a escolha de usar um ou outro. A opção é livre a qualquer Grupo Escoteiro, o 151°/RS - G. E. Imigrante adota as duas vestimentas, deixando exclusivamente o traje para uso do ramo Pioneiro e Adultos que tiverem feito a promessa. Nosso uniforme é uma apresentação pessoal, e inspira sempre confiança e admiração. Escoteiros da Tropa 1 devem manter-se sempre bem uniformizados.
No Movimento Escoteiro existem três Modalidades: a do Mar, do Ar e Básica, cada uma com seu uniforme. Essas modalidades surgiram para dar uma maior ênfase a alguns ambientes, técnicas e conteúdos. E tudo isso acontece no meio das atividades escoteiras (campismo, pioneiras, acampamentos), ou seja, somos todos escoteiros! Nosso grupo pertence a modalidade básica.



Obs: Cobertura para a Modalidade Básica: A cobertura do uniforme escoteiro para a Modalidade Básica é opcional. Se usada, deve enquadrar-se em um dos parâmetros descritos na Regra 47 – Item IIA do POR 2008. É permitido apenas o uso da Boina (preta, usada pelos seniores do nosso Grupo); Chapéu (Chapelão Escoteiro de 4 cavidades, aquele que sempre aparece nos retratos de BP) ou Boné (com cor e emblema escolhido pelo Grupo).
A cobertura tem sido assunto constante nas nossas Assembléias de Tropa, e vocês, escoteiros da Tropa 1, têm votado para a permanência da não adoção de cobertura


Nenhum comentário:

Postar um comentário