12 julho, 2010

TROPA 1 - As seções do G.E. Imigrante 151°/RS - Parte 1

Cada seção do G.E. Imigrante é cercada de história, mitos, conquistas e tradições. A maior parte dessa mística é revelada apenas aos integrantes de suas seções quando se encontram preparados para receber e guardar a verdade. Procuraremos contar como essas seções funcionam e revelar parte de sua história, sem invadir território alheio. Começaremos contando sobre a nossa própria Tropa...


TROPA 1

A Tropa 1 é a Tropa Masculina do Ramo Escoteiro do Imigrante. É o ramo em que ficam os jovens de 11 a 14 anos de idade do sexo masculino. Nossa Tropa é a seção mais antiga do Grupo Escoteiro Imigrante, o berço de seu nascimento e seu crescimento passou por ela, contando atualmente com 30 anos de boas atividades ininterruptas.
Carregamos o nome de Tropa 1, porque historicamente nosso Grupo já esteve com três Tropas do Ramo Escoteiro, a Tropa 1, a Tropa 2 e a Tropa 3. Época da qual nosso Grupo era o maior e mais conhecido do estado do RS contando com mais de 350 inscritos entre jovens e adultos. Apesar de diversos tropeços como, discussões internas, abertura de outros grupos e o desabamento de nossa sede, que levaram a desistência de muitos integrantes e o fechamento de algumas seções escoteiras, a Tropa 1 sempre se manteve, como uma seção forte, considerada uma das melhores Tropas escoteiras de Caxias do Sul.
 Nossa Tropa é autônoma e independente para fazer sua própria programação, como por exemplo, seus próprios jogos, seus próprios projetos, seus próprios adestramentos e seus próprios acampamentos. Nosso programa é educativo e as nossas etapas são progressivas, visando aumentar os conhecimentos e aumentar a autoconfiança dos jovens. Na Tropa 1 aprendemos a conviver em equipe, o sistema de patrulha, o respeito à natureza e os valores necessários para tornarmos bons cidadãos.

A Tropa 1 é atualmente dividida em 2 Patrulhas, sendo elas Falcão e Touro, que são equipes permanentes de 5 a 8 jovens, lideradas por um de seus integrantes ao que chamamos de Monitor.
Cada Patrulha tem suas próprias atividades, suas responsabilidades, sua personalidade e sua história. Os membros da patrulha não são meros integrantes, são todos colaboradores para o bom funcionamento da equipe. Cada patrulha possui seu próprio material, do qual são responsáveis e entre esse material estão desde barracas e ferramentas de corte e de sapa, até seu bastão e sua bandeirola.
O monitor é responsável pela administração, disciplina, treinamento, atividades e boa apresentação de sua patrulha, ajudado pelo submonitor. Em alguns Grupos esses dois jovens são escolhidos pela chefia após passar por uma Corte de Honra, mas na Tropa 1 ele é eleito no Conselho de Patrulha conforme o Escotismo para Rapazes, de B-P.

Escotistas da Seção: Manoel Mello (Chefe de Tropa)
                              Cecília Peruch (Assistente)
                              Rodrigo Hollenbach (Assistente)
  

GRITO DA TROPA 1:
Com força, coragem
E garra pra valer.
Com astúcia e lealdade,
Nada temos a temer.
Tropa 1, Tropa 1.
Grupo Imigrante.

GRITO DA PATRULHA FALCÃO:
Dia ou noite,
Inverno ou verão,
Estamos sempre alerta
Pra cumprir nossa missão.
Patrulha Falcão.

GRITO DA PATRULHA TOURO:
Mais forte que um touro,
Mais rápido que o vento.
Nada nos pára,
A não ser em pensamento.


Fotos Tropa 1:

Visita da Tropa Escoteira 1 no acampamento de 7 dias dos Seniores
- Início da década de 80

Tropa 1 formada por patrulhas ao lado dos Sêniores e Guias - 2004

Tropa 1 em Acampamento Ambiental - Vila Oliva - 2007

Um comentário:

  1. Fiquei muito orgulhoso de ver meu grupo e fazer parte desta historia, estou na foto da tropa 1, e fundador da patrulha touro, sou o 1º da direita para esquerda.....Gerson conhecido na época como grau......

    ResponderExcluir