06 maio, 2010

Lei e Promessa Escoteira


Texto oficial da União dos Escoteiros do Brasil:

A Promessa Escoteira, prestada por escoteiros, escoteiras, seniores, guias, pioneiros e pioneiras na cerimônia correspondente, e renovada quando da passagem de um Ramo para outro, é a seguinte:

Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para:
- Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria;
- Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião;
- Obedecer à Lei Escoteira.

A Lei Escoteira, dividida em 10 etapas é a seguinte:
I. O escoteiro tem uma só palavra; sua honra vale mais do que a própria vida.
II. O escoteiro é leal.
III. O escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.
IV. O escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais Escoteiros.
V. O escoteiro é cortês.
VI. O escoteiro é bom para os animais e as plantas.
VII. O escoteiro é obediente e disciplinado.
VIII. O escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.
IX. O escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.
X. O escoteiro é limpo de corpo e alma.


Tradução do texto original de Baden-Powell, em Escotismo para Rapazes, de 1907:

Por minha honra, prometo que farei o melhor possível:
1- Para cumprir o meu dever para com Deus e o rei.
2- Para ajudar o próximo em todas as ocasiões.
3- Para obedecer a Lei do Escoteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário