10 julho, 2010

Cruzeiro do Sul

Vamos reconhecer as constelações, e assim a Tropa 1, como os antigos navegantes, poderão utilizar as estrelas como meio de orientação. Escoteiros do hemisfério sul utilizam como principal referência de orientação o Cruzeiro do Sul, que é um grupo de estrelas dispostas em forma de cruz.

Prolongando imaginariamente o eixo maior da cruz quatro vezes o seu tamanho, obterás o Pólo Sul Celeste. Após, trace uma reta vertical até o horizonte, determinando aproximadamente a direção sul. Veja na figura abaixo:



Obs: Não confundir o Cruzeiro do Sul com a “Falsa Cruz”, que não aponta para o sul. Suas estrelas têm menos brilho que as do Cruzeiro e são mais distanciadas entre si. O Falso Cruzeiro tem uma estrela bem no centro, quando no Cruzeiro do Sul a 5a. estrela é excêntrica.

Com o tempo e com a prática, os bons escoteiros aprendem a distinguir a verdadeira constelação da falsa. Até lá, para se ter certeza de que estejas vendo o Cruzeiro do Sul, deverás procurar duas estrelas denominadas Alfa e Beta da Constelação do Centauro, que são as mais brilhantes e próximas ao Cruzeiro.
Estime um ponto médio entre as estrelas Alfa e Beta do Centauro. Desse ponto médio trace uma reta perpendicular e prolongue-a até interceptar a prolongação imaginária do Cruzeiro do Sul. Na intersecção de ambas retas é que está localizado (bem próximo, mas não é exato) o Pólo Sul Celeste. Essa é uma das formas de ter certeza que seu rumo está correto. (Se ficou confuso, releia observando a figura abaixo...)



Nenhum comentário:

Postar um comentário